
Barretos, SP, ganha nova imagem de Nossa Senhora feita com CDs reciclados Quem costuma passar pelo Jardim Soares, em Barretos (SP), já deve ter se deparado com alguma grande imagem de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil para os católicos: uma primeira versão, construída em 2021, mas retirada após ser doada, e uma nova estrutura, ainda maior, que está sendo erguida e já tem uma estrutura aparente. Por trás dessa representação, que passou a fazer parte do cotidiano dos moradores da cidade no interior de São Paulo, existe uma história de superação e de fé do empresário Carlos Antônio Ferreira, responsável pelo projeto. "Esse trabalho é uma forma de dizer obrigado, quando eu quero conversar com ela [Nossa Senhora Aparecida], eu chamo ela, peço pra ela e as coisas vão acontecendo pra mim, e tem acontecido muitas coisas boas pra mim, graças a Deus. Eu acho que tudo isso vem de encontro, aquilo que a gente faz, aquilo que a gente entrega", diz. ✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp A primeira estrutura foi construída em 2021, como um gesto de devoção, quando Carlos enfrentou um momento difícil, com a esposa foi internada por causa da Covid-19 e a morte da mãe dele. Nova imagem terá estrutura de dez metros de altura Reprodução/EPTV Justamente por vontade da mãe dele, a imagem acabou sendo doada a um povoado em Minas Gerais, e fez falta no espaço em Barretos que já havia se tornado uma referência para os moradores. Este ano, com o envolvimento de voluntários e doações, surgiu a oportunidade de substituir a representação de Nossa Senhora Aparecida, com uma imagem ainda maior. "As pessoas que aqui frequentam, que aqui passam para visitar, sentiram falta da santa, e aí eu pensei, por que não chamar a comunidade e a gente poder fazer outro", explica. Fé, gratidão e promessa cumprida A primeira imagem de Nossa Senhora Aparecida foi construída pelo empresário em 2021, em frente a um instituto social que ele coordena, como um gesto de gratidão e fé. Na época, a esposa de Carlos, Cleia Regina dos Santos, enfrentava um quadro grave de Covid-19 e chegou a ser internada em uma UTI. Primeira imagem de Nossa Senhora Aparecida erguida em Barretos (SP) Reprodução/EPTV Pouco antes, o empresário havia perdido a mãe. Em meio ao momento difícil, ele diz que encontrou forças na fé. "Já tinha perdido toda a minha fé, aí um dia eu falando comigo mesmo eu falei ‘Minha mãe morreu há pouco tempo, por que não pedir ajuda pra ela?’ E na quinta-feira eu fiz esse pedido pra ela, no domingo a minha mulher saiu da UTI, e aí eu falei pra minha mulher que a gente ia fazer essa santa, e a gente fez e trouxe aqui, deixou aqui nesse espaço". A promessa também estava ligada a um pedido feito pela mãe antes de morrer. Ela queria que o filho ajudasse a substituir uma antiga imagem de Nossa Senhora Aparecida que estava deteriorada em Água Santa, distrito de Frutal, Minas Gerais. Na época, Carlos recusou o pedido. Com a recuperação da esposa, ele decidiu cumprir o desejo da mãe e iniciou os preparativos para transportar a escultura até o povoado mineiro. Em 2025, a imagem foi finalmente levada para Água Santa. Segundo Carlos, o processo exigiu meses de planejamento e apoio de amigos. "É um monumento que está lá, é uma das coisas mais bonitas que tem lá no vilarejo." Maior e sustentável A decisão de criar uma nova escultura veio após a comunidade de Barretos sentir falta da santa que permanecia no local. Assim, ele iniciou a construção de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida feita com materiais recicláveis. A nova representação terá dez metros de altura, dois metros e meio a mais que a anterior, e será revestida com CDs descartados. "O desafio é um pouquinho maior. (...) Nós recebemos uma doação de CD pra descartar e eu falei ‘Não, deixa aí que depois eu vou ver o que que eu faço com isso’. Aí veio a ideia de fazer a santa de novo", diz. De acordo com Carlos, a comunidade tem participado do projeto. Para ajudar nos custos da estrutura metálica, ele criou uma vaquinha virtual. "Aqui o material é reciclável, que é o CD, mas tem a parte da estrutura, então a estrutura dela hoje já está em R$ 5 mil reais", explica. Entre os voluntários está o pintor aposentado Valtuir Francisco da Silva, que participou da construção da primeira imagem e agora ajuda novamente no projeto. "É ótimo, porque eu aposentei, eu ficava em casa e aí ele me chamou e eu vim ajudar aqui no instituto." A estrutura da imagem está praticamente concluída. A próxima etapa será a decoração com os CDs reciclados. A expectativa é que a obra fique pronta até o fim de julho. Moradora em frente da nova imagem de Nossa Senhora Aparecida Reprodução/EPTV Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
source https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2026/06/28/o-que-motiva-empresario-a-construir-estruturas-em-homenagem-a-nossa-senhora-aparecida-no-interior-de-sp.ghtml